O Detran.RJ participou, nesta quarta-feira (16/8), do 1º Encontro de Dirigentes da Rede ReciclaPorto, que reúne instituições do setor público para o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de ações conjuntas e projetos de sustentabilidade.
O evento ocorreu no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Centro do Rio, com o tema “Governança e sustentabilidade: diálogos e conexões em rede”. O presidente do Detran.RJ, Marcus Amim, foi representado pelo chefe de Gabinete, Richard Ybars Braga.
O Detran.RJ formalizou sua adesão à Rede ReciclaPorto em junho deste ano, somando-se a instituições como Ministério Público Estadual, Defensoria Pública e Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Neste momento, o Detran está se preparando para começar a desenvolver o seu primeiro Plano de Logística Sustentável (PLS). Ano passado, o órgão assinou acordo com 12 cooperativas de catadores, que enviaram para reciclagem cerca de 92 toneladas de placas de alumínio.
Também já fazem parte de rede de sustentabilidade Instituto Nacional de Tecnologia, Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Seção Judiciária do Rio de Janeiro, PortosRio, Superintendência Federal de Agricultura, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e Agência Nacional de Saúde Suplementar.
O objetivo do encontro desta quarta-feira foi promover o intercâmbio entre os integrantes da alta gestão das instituições participantes, formalizar e celebrar as novas adesões à Rede ReciclaPorto e apresentar as ações conjuntas realizadas pela Rede e as que estão previstas para este segundo semestre de 2023.
A abertura foi do presidente do TRF da 2ª Região, desembargador Guilherme Calmon Nogueira da Gama. O desembargador Jessé Torres, professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio, fez uma explanação sobre as contribuições das redes de sustentabilidade para a gestão pública. A juíza federal Ana Carolina de Carvalho, coordenadora do Comitê Socioambiental do Rio de Janeiro, falou sobre a atuação ambiental do TRF 2 e da Rede ReciclaPorto.
Em seguida, Ketlin Scartezini, chefe da Assessoria de Gestão Sustentável do Superior Tribunal de Justiça (STJ) explicou o papel das redes no fomento às contratações compartilhadas; Renato Cader, assessor da ANS, fez uma palestra sobre governança e sustentabilidade na gestão pública; e Maria Carolina Santos, presidente da Comissão de Sustentabilidade do Instituto Nacional de Tecnologia, apresentou os principais resultados já alcançados pela Rede ReciclaPorto.
Fonte: DETRAN RJ