O presidente do Detran.RJ, Marcus Amim, recebeu nesta segunda-feira (7/8) os vereadores Daniel Marques, Fabiano Gonçalves e Leandro Portugal, de Niterói, para tratar, principalmente, da circulação de motos irregulares, com escapamento aberto, que estão fazendo muito barulho e incomodando os moradores daquele município. Os vereadores disseram que estão recebendo muitas queixas sobre este tipo de problema, e também sobre os chamados rolezinhos. Segundo eles, a percepção é um crescente número de assaltos praticados por pessoas que usam motos como meio de transporte.
Para intensificar a fiscalização das motos irregulares, o presidente Marcus Amim vai reforçar a presença da operação Siga Legal – força-tarefa que envolve agentes do Detran.RJ, Polícia Civil, PM e Detro – nos pontos de maior movimento em Niterói. Esta operação tem como foco o combate à circulação de motos em situações irregulares, mas coíbe também outros tipos de veículos que estejam em desacordo com a legislação.
Desde o início das ações desta força-tarefa do Governo do Estado, liderada pelo Detran.RJ, há cerca de um ano, já foram realizadas cerca de 2.850 operações realizadas, com 165.500 veículos abordados, 105.200 autuações de trânsito, 15.563 motos removidas (destas, 3.803 com problemas de placas), 750 CNHs recolhidas por diversos motivos, 23 motos roubadas recuperadas, entre outros números importantes, segundo os últimos dados da ação conjunta.
– Nossos levantamentos comprovam que a criminalidade diminui nos locais onde são realizadas as operações Siga Legal e Lei Seca. São ações que levam, de fato, mais segurança à população. Vamos fazer um planejamento com o setor de fiscalização para que Niterói receba uma atenção especial, já que estão ocorrendo problemas com a utilização de motos irregulares – comentou o presidente.
Segundo os vereadores, muitos niteroienses estão recorrendo a eles para solicitar uma ação de fiscalização contra as motocicletas que circulam fazendo muito barulho. “Viemos nos reunir com o presidente do Detran.RJ, Marcus Amim, para combater esta e outras irregularidades. Segundo o Instituto de Segurança Pública, as motos são os principais veículos utilizados em assaltos na região, além da questão do barulho que fazem. Estamos muito preocupados, e queremos contar com o apoio do Detran para normalizar a situação em nossa cidade”, destacou o vereador Daniel Marques.
Fonte: DETRAN RJ